segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ser Punk

Por Maycom Punk




Punk é um reflexo do que significa ser humano. O que nos separa dos outros animais? Nossa capacidade de reconhecer a nós mesmos e expressar nossa unicidade genética. Ironicamente, a visão comumente aceita, entre formadores de opinião destaca a natureza animal, primitiva dos punks e sua música. Eles concluem que a violência é um elemento-chave na música Punk, e essa conclusão é facilmente aceita e perpetuada porque é fácil vender violência e notícias sobre esse tema sempre ganham espaço destacado na mídia. Este foco na violência ignora um verdadeiro elemento-chave do que o Punk significa. PUNK É: a expressão pessoal da individualidade que vem da experiência de crescer em contato com nossa capacidade humana de raciocinar e formular questões. A violência não é comum, única ou exclusiva do Punk. Quando ela se manifesta, é devido a fatores não relacionados ao ideal Punk. Considere o exemplo clichê da briga de escola entre o aluno punk e o capitão do time de futebol. O esportista e sua turma não aceitam ou valorizam o punk enquanto pessoa. Ao contrário, eles o têm como alvo diário de insultos e provocações, o que nada mais é do que um reflexo de suas próprias inseguranças. Um dia, o punk se cansa daquilo e dá um empurrão no capitão do futebol bem no meio do corredor cheio de colegas. Os professores expulsam o punk da escola e se baseiam em seu corte de cabelo e roupas para defini-lo como um mau elemento, violento e incontrolável. Os jornais locais dizem: "Briga escolar reafirma que a violência é o modo de vida dos punks". Raiva espontânea por não ser aceito enquanto pessoa não é exclusiva dos punks. Esta reação se deve a sermos humanos, pois qualquer um reagiria com raiva, independente da nossa subcultura ou filiação social, se nos sentíssemos desvalorizados e inúteis.
Infelizmente, há muitos exemplos de violência entre punks. Também há evidentes casos de pessoas desorientadas que se consideram punks. Mas raiva e violência não são traços Punks, na verdade elas não têm lugar no ideal Punk.
Raiva e violência não são a cola que mantém unida a comunidade Punk.

14 comentários:

  1. Esse site é muito FODA, Parabéns, Voces poderiam sequir no Twitter o @frasepunkgrunge

    ResponderExcluir
  2. é isso ai ser punk é notar o que acontece em sua volta ser punk e saber ver que estamos sendo explorados ser punk e ter noçao de que o governo que nos rege botão leis para fim lucrativos e ser punk e saber demonstrar a raiva disso tudo atraves do visual pela musica e pelo grito e protestar atraves de manifestaçoes,píxaçoes,sabotagens e isso sera apenas uma resposta de tanto lixo que jogam na gente

    ResponderExcluir
  3. pow vc tem razao nao somos violentos, a sociedade que discrinima e depois quer ter razao.. ja aconteceu muitas vezes comigo ate quem era pra nao discriminar acaba fazendo merda.. hje nao estudo mais pq nao concigui comtrola a raiva e acabei dando umas caderadas na filha da puta da vici-diretora

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. poow ser punk não é ser violento é ter dignidade,as pessoas discriminam a gente prq nós somos diferente,nós não gostamos de político,nasistas,nem de funk e muito mais,temos que evoluir punkmente !''

    ResponderExcluir
  6. isso aee i joelma..mto foda

    ResponderExcluir
  7. Descreveu muitissimo bem

    ResponderExcluir
  8. Joelma acho que a idéia de ser punk é mal interpretada por muita gente, assim como a de anarquista, nossa revolta e raiva com o mundo como ele está é perfeitamente demonstrada pela suas postagens mas devemos resaltar que quem mais queima nosso filme são justamenente usuários do nosso "rotulo" já que ele só vem vinculado a imagem e "pensamento" distorcido pela mídia, nossa guerra é contra políticos e não contra toda sociedade. Essa só nos rotula como baderneiros pois nossa imagem está vinculada a baderneiros.
    A sociedade nos discrimina pois não encherga que somos iguais, porque nós nos intitulamos "diferentes", pensamos diferente pois encaramos de uma forma diferente um problema comum a todos.
    Vamos divulgar a realidade de que Anarcopunks são todos aqueles que querem um mundo melhor para o mundo, toda visão diferente dessa pode ser entendida erroneamente por aqueles que ainda usam as "viseiras" colocadas pelo governo, se experimentarem o nosso ponto de vista todos compreenderam que nós somos os "mocinhos" desfigurados pelo império-capitalista-democrático que nos ilude com uma liberdade condicional.

    Anarquistas:

    LIBERDADE POR LIBERDADE

    ResponderExcluir
  9. podscre punx até depois da morte o ide(A)l e a lut(A)
    nunca morrerão!!!

    ResponderExcluir
  10. Se eu desenhar um cagalhãonuma folha, no meio da aula, cujo cagalhão representa a humanidade ou o governo, o professor processa-me imediatamente. Se um cabrão de um swag desenhar um cú de uma funkeira, o professor não lhe faz nada. É este o preconceito, que eu considero racismo, que as pessoas nromais possuem pela comunidade punk.

    ResponderExcluir