quinta-feira, 21 de março de 2013

Desobediência: A virtude original do homem

FotoQuebre as correntes que lhe prendem à mentiras!Pode-se até admitir que os pobres tenham virtudes, mas elas devem ser lamentadas. Muitas vezes ouvimos que os pobres são gratos à caridade. Alguns o são, sem dúvida, mas os melhores entre eles jamais o serão. São ingratos, descontentes, desobedientes e rebeldes - e têm razão. Consideram que a caridade é uma forma inadequada e ridícula de restituição parcial, uma esmola sentimental, geralmente acompanhada de uma tentativa impertinente, por parte do doador, de tiranizar a vida de quem a recebe. Por que deveriam sentir gratidão pelas migalhas que caem da mesa dos ricos? Eles deveriam estar sentados nela e agora começam a percebê-lo. Quando ao descontentamento, qualquer homem que não se sentisse descontente com o péssimo ambiente e o baixo nível de vida que lhe são reservados seria realmente muito estúpido.
Qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que a desobediência é a virtude original do homem. O pregresso é uma conseqüência da desobediência e da rebelião. Muitas vezes elogiamos os pobres por serem econômicos. Mas recomendar aos pobres que poupem é algo grotesco e insultante. Seria como aconselhar um homem que está morrendo de fome a comer menos; um trabalhador urbano ou rural que poupasse seria totalmente imoral. Nenhum homem deveria estar sempre pronto a mostrar que consegue viver como um animal mal alimentado. Deveria recusar-se a viver assim, roubar ou fazer greve - o que para muitos é uma forma de roubo.
Quanto à mendicância, é muito mais seguro mendigar do que roubar, mas é melhor roubar do que mendigar. Não! Um pobre que é ingrato, descontente, rebelde e que se recusa a poupar terá, provavelmente, uma verdadeira personalidade e uma grande riqueza interior. De qualquer forma, ele representará uma saudável forma de protesto. Quanto aos pobres virtuosos, devemos ter pena deles mas jamais admirá-los. Eles entraram num acordo particular com o inimigo e venderam os seus direitos por um preço muito baixo. Devem ser também extraordinariamente estúpidos. Posso entender que um homem aceite as leis que protegem a propriedade privada e admita que ela seja acumulada enquanto for capaz de realizar alguma forma ed atividade intelectual sob tais condições. Mas não consigo entender como alguém que tem uma vida medonha graças a essas leis possa ainda concorda dar com a sua continuidade.
Entretanto, a explicação não é difícil, pelo contrário. A miséria e a pobreza são de tal modo degradantes e exercem um efeito tão paralisante sobre a natureza humana que nenhuma classe consegue realmente ter consciência de seu próprio sofrimento. É preciso que outras pessoas venham apontá-lo e mesmo asim muitas vezes não acreditam nelas. O que os patrões dizem sobre os agitadores é totalmente verdadeiro. Os agitadores são um bando de pessoais intrometidas que se infiltram num determinado segmento da comunidade totalmente satisfeito com a situação em que vive e semeiam o descontentamento nele. É por isso que os agitadores são necessários. Sem eles, em nosso estado imperfeito, a civilização não avançaria. A abolição da escravatura nos EUA não foi uma conseqüencia da ação direta dos escravos nem uma expressão do seu desejo de liberdade. A escravidão foi abolida graças à conduta totalmente ilegal de certos agitadores vindos de Boston e de outros lugares,que não eram escravos, não tinham escravos nem qualquer relação direta com o problema. Foram eles, sem dúvida que começaram tudo. É curioso observar que dos próprios escravos eles só receberam pouquíssima ajuda material e quase nenhuma solidariedade. E quando a guerra terminou e os escravos descobriram que estavam livres, tão livres que podiam até morrer de fome livremente, muitos lamentaram amargamente a nova situação. Para o pensador, o fato mais trágico na Revolução Francesa não foi que Maria Antonieta tenha sido morta por ser rainha, mas que os camponeses famintos da Vendée tivessem concordado em morrer defendendo a causa do feudalismo.

-Oscar Wilde em The Soul of Man Under Socialism, 1891.

A Fonte Dos Loucos

Foto: #JoohOlá irmão!
Estive lhe observando...e percebi que ultimamente tem expressado através de suas ações algo que eu esperava encontrar em você há muito...
Você não é capaz de imaginar minha alegria...
Depois de tanto sofrimento as portas agora estão se abrindo... finalmente...
A inquietação fez você se mover até aqui...
Foi um longo caminho de mudanças... e muitas ainda estão para acontecer...
Sequer percebeu o quanto mudou... foi engolido por todas elas...
Seus olhos agora deixam transpassar muitas coisas que antes não conseguia sequer vislumbrar...
Seus ouvidos não escutam mais da mesma maneira...jamais escutou tão bem...
Sua boca já não lhe serve só para resmungos e cegas aceitações... agora expressam suas angústias e desilusões...
O ódio, antes adormecido, agora desperta para o sofrimento da realidade... e com ele o frenesi da coação...
Sua rotina tem mudado a passos longos desde a inquietação...
Sua mente descobriu o quanto pode ser útil para o mundo e para si...
Agora observa um horizonte bem maior...
E o caminho de sua vida o desviou para um lado bem mais coletivo...
E a principal mudança parece já estar acontecendo...
Seu coração já não pertence só a ti... ele é, por fim, do mundo... um mundo em decadência...mas com um longo caminho a ser percorrido...
E em algum lugar, a qualquer momento algo está para acontecer...
E quando acontecer esteja preparado!
Seja bem-vindo à fonte dos loucos!

Em algum lugar, a qualquer momento algo está para acontecer...

alselmo malaquias by dudu kaoos punk